Estética e custo-benefício depõem a favor do método
A ortodontia, área especializada no alinhamento dentário e dos maxilares, está em constante evolução, oferecendo, cada vez mais, resolutividade e conforto ao paciente. Nos últimos anos, o segmento trouxe uma nova perspectiva para a correção do sorriso: os aparelhos invisíveis. O método tem cada vez mais adeptos devido ao excelente custo-benefício e ao ganho estético proporcionado.
Uma das grandes vantagens do aparelho invisível é a possibilidade do paciente saber, de forma exata, o prazo para a conclusão do tratamento. “Isso acontece, porque toda região bucal é escaneada em 3D, fornecendo aspectos preciosos para todo o processo terapêutico. Além disso, o programa é capaz de mostrar, mês a mês, as projeções e os ganhos do tratamento em execução. É formidável!”, explicou Dr. Kalil Marão, cirurgião-dentista e harmonizador orofacial.
Outro aspecto levado em consideração é a estética do paciente já que os moldes utilizados são imperceptíveis. “Quem é mais antigo sabe que usar aparelho ortodôntico sempre foi um entrave, pois causava constrangimento e, até mesmo, Bullying. Com as placas invisíveis esse tipo de problema social é descartado”, explicou Marão. Além disso, o especialista falou sobre as facilidades proporcionadas pelo método durante o dia a dia. “Os aparelhos tradicionais sempre dificultaram a limpeza correta dos dentes, pois os bráquetes impediam uma escovação mais intensa e, principalmente, a passagem do fio dental. Isso, sem contar, na dificuldade para se alimentar, já que dependendo do alimento, a estrutura poderia ser quebrada. Os invisíveis, por sua vez, podem ser retirados tanto para higienização quanto alimentação, sem causar danos ao tratamento”.
Apesar dos inúmeros benefícios, o custo ainda é um fator que gera desconfiança do público em geral. “Se analisarmos apenas o custo do tratamento, realmente o aparelho invisível tem um valor mais alto. Porém, se colocar na ponta do lápis que neste método você não precisará ir ao dentista todo mês, fazer a famosa manutenção, e o tempo para o resultado buscado é de duas a três vezes menor, não resta dúvida de qual escolher”, finalizou Kalil Marão.
O aparelho invisível não tem contraindicação e pode ser indicado para qualquer faixa-etária.