Máquina de neve é uma das atrações do local
Ho-Ho-Ho! O clima natalino começa a tomar conta de grande parte dos municípios brasileiros e, claro, Andradina não fica atrás. Um dos pontos de destaque da cidade é uma clínica odontológica, localizada no centro. O empresário, desde o ano passado, emplaca o projeto Natal Iluminado, tornando o seu ambiente de trabalho referência regional em decoração natalina.
Neste ano, por exemplo, a clínica instalou máquina de neve (artificial) e de bolha de sabão. “A minha família encara o Natal como um momento especial, onde a felicidade, a paz, a harmonia e a união estão sempre presentes. Por isso, enxergamos, em nossa clínica, uma oportunidade de exteriorizar todos esses sentimentos para a população de Andradina e região”, explicou o empresário, Dr. Kalil Marão.
Com mais de duas semanas de decoração natalina, o dentista e harmonizador, vibrou com o encanto das pessoas. “As crianças, em especial, são as que mais chamam minha atenção. Elas se divertem com a neve caindo, mesmo que artificial. Espero que a nossa clínica faça a diferença para muitos andradinenses, que buscam, pelo menos por um instante, um momento de alegria”.
A clínica fica localizada na rua Marechal Deodoro – 1.048 – Centro – Andradina/SP. A neve artificial funciona de segunda a domingo das 18h às 18h05; 19h às 19h05; 20h às 20h05; 21h às 21h05; 22h às 22h05; 23h às 23h05, até o dia 26 de dezembro.
Os profissionais ensinaram as crianças sobre aspectos da higienização bucal
Na última quarta-feira, 20, o Projeto Social Renovo, localizado na cidade de Andradina, recebeu a visita dos profissionais da Clínica Dr. Kalil Marão. Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a importância da higiene bucal e, também, ganharam kits com pasta e escova de dentes.
Durante a visita, as crianças tiveram um momento de bate-papo com os dentistas sobre os cuidados com a higiene bucal e, depois, fizeram uma avaliação com a odontopediatra, Pâmela Oezau. “Na infância, principalmente devido a uma alimentação rica em açúcares, não é incomum o surgimento de doenças bucais, em especial a cárie, além disso, é nesta fase que diagnosticamos problemas ortodônticos, por isso, achamos pertinente a análise de todos os presentes”, disse o proprietário da clínica, Dr. Kalil Marão.
Após a avaliação odontológica, as crianças experimentaram o revelador de placa bacteriana, um comprimido que mancha, provisoriamente, os dentes que merecem mais atenção na escovação. “Foi uma festa, porque, perceberam que a boca ficava roxa, mas no meio disso tudo, a nossa odontopediatra foi orientando sobre a melhor forma de escovar os dentes e, consequentemente, reparando onde havia sido pintado pelo revelador”, explicou Marão.
De acordo com o cirurgião-dentista, responsável pela clínica, é sempre um prazer contribuir com projetos sociais. “Sabemos que uma comunidade melhor depende de todos nós, independentemente do poder público. E nós, da Clínica Dr. Kalil Marão, temos a nossa missão com a saúde bucal e, sempre que requisitado, iremos cumprir com o nosso papel, a fim de uma sociedade com mais saúde e, por que não, sorriso no rosto?”
Sempre se especializando, o cirurgião-dentista Kalil Marão é um dos pioneiros em procedimentos de harmonização orofacial no Brasil e tem reputação reconhecida internacionalmente
O cirurgião-dentista Kalil Marão formou-se com apenas 22 anos e é um dos precursores dos procedimentos de harmonização orofacial no Brasil. É bem-conceituado no atendimento em sua clínica ou ministrando aulas. Seu currículo, formação e experiência o levaram a ser professor, inspirando outros profissionais também apaixonados por tratamentos estéticos e novas técnicas para a odontologia.
Há uma lista de procedimentos estéticos que Dr. Kalil atua com primor. Bichectomia, botox, preenchimento, fios de sustentação e aplicação de bioestimuladores estão entre os procedimentos queridinhos do grande público. Há ainda os preenchimentos labial, mandibular, malar, no queixo e no bigode chinês, rinomodelação e lipoaspiração de papada que também podem ganhar tratamentos no consultório odontológico com muita segurança.
Super qualificado, desde que saiu da faculdade federal, ele realizou três especializações. Tem pós-graduações em Implantodontia, Periodontia e Ortodontia. Sua quarta pós-graduação, iniciada recentemente, está focada no uso e aplicabilidade do canabidiol medicinal. Ele é um dos primeiros a se especializar no tema. “Através da minha experiência e conhecendo novas soluções terapêuticas, é possível ampliar as alternativas de tratamentos. Para mim, buscar conhecimento é um hábito”, afirma.
Seu trabalho, é reconhecido no Brasil e no exterior, seja como profissional harmonizador ou como professor e palestrante na área, com importantes passagens pela Europa e Estados Unidos.
Ministrou aulas para as 1ª e 2ª turmas de residência em Harvard e também compartilhou seus ensinamentos no Marc Institute, em Miami, na Flórida. Estas são instituições de ensino e treinamento reconhecidas mundialmente pela excelência. Dr. Kalil fez sucesso ao palestrar no Cruzeiro MSC Sea View pela costa do Pacífico. Em Portugal, participou do 1º Meeting de Harmonização Orofacial destinado ao público português.
No Brasil, ele tem participado de eventos e palestras como convidado especial. Marcou presença numa relevante palestra em Brasília sobre toxina botulínica. Foi a diversos cursos no Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima, Rondônia e muitos outros estados. Sempre está em congressos cujo tema central é a harmonização.
Isso tudo depois de formar-se em pedagogia e dar aulas de química, física e biologia. Os quatro anos de vivência pedagógica em sala de aula, o levaram a ensinar. Suas aulas ou palestras são sempre repletas de didática com muitas dicas e técnicas.
“A odontologia é uma das áreas da saúde que mais evoluíram nos últimos anos. Nós, cirurgiões-dentistas, empreendemos na odontologia estética, inovando quando se trata de proporcionar equilíbrio entre a relação estética e funcional tanto do sorriso, quanto do rosto do paciente”, destaca o profissional.
Kalil lembra que a harmonização vai além da estética. Há pacientes que buscam procedimentos de preenchimento e outros para correção de deformidades e assimetrias, como sulcos profundos na face, por exemplo. Desta forma, proporciona melhoras significativas na vida socio-emocional de muitas pessoas.
Em quase duas décadas de carreira, ele já realizou milhares de procedimentos e dezenas de cursos na área de harmonização orofacial. Com uma clínica em Andradina (SP), sua estimada cidade natal, Dr. Kalil Marão é sinônimo de experiência em harmonização orofacial. Para mais informações acesse o site: www.kalilmarao.com.br
As técnicas costumam aliar estética com funcionalidade
Quem nunca se sentiu incomodado com algum detalhe no rosto: nariz largo demais, boca fina, excesso de bochecha e, até mesmo, marcas de expressão adquiridas ao longo da vida? Os procedimentos orofaciais, no entanto, são excelentes alternativas para sanar esses problemas, que muitas vezes dificultam ações funcionais do dia a dia – mastigação e respiração, por exemplo.
O Dr. Kalil Marão, cirurgião dentista e especialista em harmonização orofacial, comentou sobre os benefícios que tais procedimentos oferecem a vida do paciente. “Ao longo do tempo ficou mistificado que essas técnicas tinham como única finalidade ressaltar a beleza da pessoa, mas não. A aplicação de toxina botulínica, por exemplo, é capaz de combater o bruxismo e dores crônicas de cabeça, situações que afetam radicalmente a qualidade de vida do indivíduo”. Ainda de acordo com o harmonizador, o procedimento de Bichectomia, remoção das “bolas de bichat”, é um dos mais procurados. “A técnica permite, primeiro que a pessoa afine o rosto, depois que cesse a mordida nas bochechas, evitando que virem feridas e, consequentemente, câncer”.
Outros procedimentos são constantemente buscados, entre eles: preenchimento labial e rinomodelação. “A boca, sem dúvida, é uma das partes mais visualizadas do nosso corpo, por isso, merece uma atenção especial. A técnica de preenchimento com ácido hialurônico, além de dar mais volume e luminosidade, pode corrigir assimetrias. Já a rinomodelação tem o poder de alterar o formato do nariz sem a necessidade de cirurgia, sendo perfeita para pequenas imperfeições nasais”, explicou Dr. Kalil.
As técnicas de harmonização orofaciais ainda possuem vantagens em relação às cirurgias plásticas. “Boa parte dos procedimentos não exigem preparação especial, internação, anestesia geral ou qualquer outra ação que incapacite o paciente por algum período. Isso, sem contar, que muitas situações podem ser refeitas, sem prejuízo estético ou funcional ao paciente”, finalizou Marão.
Um rosto mais harmônico é o novo desejo do público masculino
Se você acredita que procedimentos orofaciais são desejos exclusivamente femininos, está enganado. A harmonização facial ganha, dia após dia, mais adeptos do público masculino, tornando-se uma tendência entre os homens. Além de técnicas para amenizar rugas, provenientes da idade, é possível melhorar o contorno da boca, marcar a mandíbula, diminuir a papada e dar novo desenho ao nariz. Tudo isso, de forma pouca invasiva e sem a necessidade de cirurgia.
O renomado harmonizador, Dr. Kalil Marão, que possui mais de dez mil procedimentos realizados, além de cursos ministrados no Brasil e exterior, explica os motivos que fazem dos homens um público cada vez mais engajado nesta área. “Independentemente do sexo, as pessoas sentem a necessidade de serem mais aceitas pela sociedade e isso passa muito pela beleza exterior. Por isso, a harmonização facial vem ganhando espaço no mercado de estética. Além disso, muitas técnicas dispensam a necessidade de cirurgia, preparo ou repouso, o que as tornam ainda mais atrativas”.
Uma preocupação muito comum do público masculino é sobre a masculinidade, principalmente, em relação aos resultados dos procedimentos. “Em geral, os homens temem ficar com uma aparência afeminada. Mas, isso é um grande mito. Primeiro, porque o profissional faz um planejamento prévio do tratamento, junto ao paciente, a fim de entender exatamente suas ambições. Outro ponto, é que boa parte das harmonizações orofaciais não são permanentes, podendo ser desfeitas quando necessário”, disse Marão.
Por fim, o profissional elencou os procedimentos mais realizados pelos homens em sua clínica, localizada em Andradina, interior de São Paulo. “Já realizei muitas harmonizações no público masculino, mas, sem dúvida, a marcação mandibular, realizada com ácido hialurônico, bem como a atenuação das marcas de expressão, com toxina botulínica, são as técnicas mais pedidas por eles”.
A justiça e o Conselho Federal de Odontologia ratificam a competência dos profissionais na área de estética facial
Nos últimos anos houve um intenso cabo de guerra entre médicos e dentistas sobre a legalidade dos procedimentos orofaciais realizados pelos odontologistas. A classe médica entendia que se tratava de um Ato Médico, o que impediria os cirurgiões-dentistas de praticarem o exercício. No entanto, com base na própria lei que relata e descreve o Ato Médico (Lei nº 12.842/13) e nas resoluções emitidas pelo Conselho Federal de Odontologia (176/2016 e 198/2019), a justiça entendeu que a área da estética facial também pertencia a atuação do dentista.
A decisão apenas corroborou com a tendência mercadológica, já que a busca por profissionais dentistas para a realização de procedimentos estéticos faciais cresceu exponencialmente. “As técnicas orofaciais, sem dúvida, são as mais buscadas no consultório. Desde o procedimento de Bichectomia, Lipo Papada, Preenchimento Labial até aplicação de Toxina Botulínica para diminuição das rugas. Hoje, tudo que está relacionado a região do pescoço e cabeça, em questão de estética, desenvolvemos”, disse o Cirurgião-dentista e Harmonizador Orofacial, Dr. Kalil Marão.
Ainda de acordo com Marão, harmonizador com mais de 10.000 procedimentos realizados, o dentista é o profissional mais indicado. “Passamos os 5 anos da graduação estudando pescoço e cabeça, desde a anatomia até questões funcionais, portanto, temos um conhecimento muito específico dessa região, o que nos credencia a ser a classe mais buscada quando o assunto é harmonização orofacial”. O profissional ainda chamou a atenção para a questão dentária, já que os resultados estéticos dependem dessa matéria. “Os dentes são protagonistas na formatação do rosto. A oclusão, a forma como eles estão distribuídos e, até mesmo, a falta deles são fatores indispensáveis na hora de fazer o planejamento pré-procedimento”.
No entanto, Kalil, ressaltou que o importante é buscar referências sobre o indivíduo que irá realizar o procedimento, independentemente da sua área de atuação. “Não importa se é médico, dentista, enfermeiro, fisioterapeuta ou biomédico, mas sim o quanto essa pessoa se preparou para a situação. Por isso, antes de deitar numa cadeira, busque informações sobre o profissional e, de preferência, converse com quem ele já atendeu. Dessa forma, a chance de errar é reduzida”.
Estética e custo-benefício depõem a favor do método
A ortodontia, área especializada no alinhamento dentário e dos maxilares, está em constante evolução, oferecendo, cada vez mais, resolutividade e conforto ao paciente. Nos últimos anos, o segmento trouxe uma nova perspectiva para a correção do sorriso: os aparelhos invisíveis. O método tem cada vez mais adeptos devido ao excelente custo-benefício e ao ganho estético proporcionado.
Uma das grandes vantagens do aparelho invisível é a possibilidade do paciente saber, de forma exata, o prazo para a conclusão do tratamento. “Isso acontece, porque toda região bucal é escaneada em 3D, fornecendo aspectos preciosos para todo o processo terapêutico. Além disso, o programa é capaz de mostrar, mês a mês, as projeções e os ganhos do tratamento em execução. É formidável!”, explicou Dr. Kalil Marão, cirurgião-dentista e harmonizador orofacial.
Outro aspecto levado em consideração é a estética do paciente já que os moldes utilizados são imperceptíveis. “Quem é mais antigo sabe que usar aparelho ortodôntico sempre foi um entrave, pois causava constrangimento e, até mesmo, Bullying. Com as placas invisíveis esse tipo de problema social é descartado”, explicou Marão. Além disso, o especialista falou sobre as facilidades proporcionadas pelo método durante o dia a dia. “Os aparelhos tradicionais sempre dificultaram a limpeza correta dos dentes, pois os bráquetes impediam uma escovação mais intensa e, principalmente, a passagem do fio dental. Isso, sem contar, na dificuldade para se alimentar, já que dependendo do alimento, a estrutura poderia ser quebrada. Os invisíveis, por sua vez, podem ser retirados tanto para higienização quanto alimentação, sem causar danos ao tratamento”.
Apesar dos inúmeros benefícios, o custo ainda é um fator que gera desconfiança do público em geral. “Se analisarmos apenas o custo do tratamento, realmente o aparelho invisível tem um valor mais alto. Porém, se colocar na ponta do lápis que neste método você não precisará ir ao dentista todo mês, fazer a famosa manutenção, e o tempo para o resultado buscado é de duas a três vezes menor, não resta dúvida de qual escolher”, finalizou Kalil Marão.
O aparelho invisível não tem contraindicação e pode ser indicado para qualquer faixa-etária.
A técnica permite a restituição das funções mastigatórias e fala
Quem é que nunca ouviu a expressão “sorriso falhado”? A frase está, diretamente, associada a falta de um ou mais dentes na boca, o que torna o aspecto estético-funcional comprometido. A perda da estrutura dentária é consequência de inúmeros fatores, desde traumas até negligência com os cuidados de higiene bucal. No entanto, o avanço da odontologia possibilitou a emersão de um novo tratamento: o implante dentário.
A nova técnica, em relação aos outros procedimentos disponíveis no mercado, como a prótese móvel, promove inúmeros ganhos ao paciente. “O primeiro ponto que precisa ser ressaltado é que o implante dentário é fixo. Ou seja, não há possibilidade do dente enxertado cair ou se soltar, situação muito comum nas famosas dentaduras. Portanto, esse aspecto gera mais conforto ao usuário, pois ele poderá comer, falar e, até mesmo, beijar sem receio”, explicou o Implantodontista, Dr. Kalil Marão.
Ainda de acordo com o cirurgião-dentista, o implante é recomendado para quase todas as pessoas, exceto grupos específicos. “Crianças que não completaram seu ciclo de crescimento ósseo, indivíduos que fazem uso de medicamentos da classe dos bifosfonatos, além de pacientes com doenças crônicas descontroladas, como diabetes e hipertensão, não devem se submeter ao tratamento. Por isso, a necessidade de uma avaliação completa por parte do profissional antes do procedimento”.
O mercado de implante dentário cresceu exponencialmente nos últimos anos, apresentando várias possibilidades da técnica. “Hoje temos implante unitário simples, duplo, prótese protocolo, overdenture, zigomático, enfim, o paciente tem à disposição uma gama satisfatória de tratamento. A preferência por um ou outro depende de aspectos como disposição financeira e, principalmente, da relação problema-expectativa”, finalizou Dr. Kalil Marão.
A cantora Mara Maravilha esteve no interior de São Paulo, mais precisamente no município de Andradina, neste final de semana, para uma série de compromissos comerciais e, também pessoais, inclusive com a realização de um procedimento de rinomodelação, técnica que corrige pequenas imperfeições do nariz, com o conceituado harmonizador orofacial, Dr. Kalil Marão.
O harmonizador reservou a manhã do sábado, 14, para cuidar, de forma exclusiva, da artista, “até por uma questão de segurança e, claro, de aglomeração, deixamos a agenda livre para que pudéssemos oferecer um tratamento diferenciado a Mara. Em um primeiro momento, ela passou por alguns cuidados, como cabelo, maquiagem e, também, uma sessão ultrassom microfocado com a Dra. Denise Tonon, fisioterapeuta”, explicou Marão.
Em seguida o Dr. Kalil Marão deu início ao procedimento de rinomodelação com PMMA. “É uma técnica fantástica para quem não está satisfeito com o desenho do nariz e não deseja passar por uma cirurgia plástica. Em poucos minutos, sem a necessidade de cortes, a pessoa sai com o órgão muito mais bonito. Outro ponto importante, é que a rinomodelação dispensa preparação especial e restrições após a sua realização”, disse Kalil.
A paciente, Mara Maravilha, elogiou as mãos do Dr. Kalil Marão e disse que recomenda o procedimento. “Confesso que não imaginava que era tão rápido, indolor e com um resultado instantâneo. Eu levantei da cadeira, olhei no espelho e já notei meu nariz diferente, incrível. Agradeço ao Kalil pelo atendimento e, principalmente, pelo trabalho magnífico proporcionado a mim. Sem dúvida, é um dos profissionais mais talentosos que tive a oportunidade de conhecer, muito sucesso”.
Por fim, o harmonizador que já ministrou aulas em Harvard, Marc Institute –Miami e, também, em Portugal falou sobre a importância da estética orofacial. “Sou um dos pioneiros em harmonização no Brasil e vejo, diariamente, o crescimento do número de pessoas que desejam realizar os procedimentos. Isso é ótimo, porque esses indivíduos começaram a perceber que estar bem consigo mesmo é saúde, principalmente, mental. Além disso, inúmeros procedimentos realizados contribuem de forma funcional com o paciente, por exemplo, a rinomodelação, feita pela Mara Maravilha, é indicada em alguns casos de apneia, pois o septo mal posicionado dificulta a respiração”.
KALIL MARÃO
Graduado em odontologia, em 2010, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Dr. Kalil Marão é especialista em Implantodontia, Ortodontia e Periodontia. No ano de 2016 iniciou sua jornada na área de harmonização facial, tornando-se referência nacional no segmento. Diante disso, realizou inúmeros cursos e palestras sobre o assunto, inclusive, nos Estados Unidos – Harvard e Marc Institute -, Portugal e, até mesmo, no Cruzeiro MSC – Seaview.
Atualmente, o Dr. Kalil Marão concentra seus atendimentos no município de Andradina, interior de São Paulo. Em sua clínica, além dos procedimentos de harmonização orofacial – toxina botulínica, rinomodelação, fios de sustentação, preenchimento labial e bichectomia -, também são realizados serviços odontológicos: implante, lente de contato, clareamento, aparelho e cirurgias.